É conhecido em todo o mundo que a Espanha é um dos países que mais respeita a tradição natalina. Com base forte no catolicismo, a data é especial para muitas famílias, e o comercio e serviços funcionam de forma limitada no dia 25.
A época pós natal, no entanto, é a mais aproveitada por quem gosta de fazer compras. De todos os tipos, valores e categorias, as liquidações após as festividades atraem compradores espanhóis e estrangeiros – e é uma das poucas chances do ano de conseguir produtos de marcas tradicionais e famosas por preços especiais.
Para quem pretende levar produtos da Espanha para o Brasil e distribuir presentes, é uma grande dica esperar até o natal passar! Especialmente após o dia de reis, por volta do dia 6 de fevereiro, é quando todo o comercio começa a lançar promoções e liquidações que podem chegar de 50% a 70% do preço original dos produtos.
Também conhecidas como Rebajas, estes períodos de promoções, principalmente de roupas, sapatos e acessórios chegou a ser restringida pelo governo para temporadas especificas no inverno e no verão, para conter a febre de super descontos e equilibrar os ganhos do comercio ao longo do ano. Hoje, funciona como um acordo entre comerciantes lançar o período em conjunto, em algumas comunidades do país.
De toda forma, quem sai ganhando são os consumidores. Como é uma época bastante famosa, é recomendável ir às compras o mais cedo possível, ou aproveitar a pós liquidação, caso haja tempo. a economia nesses casos pode sair ainda mais vantajosa.
Para quem possui negócio na Espanha, ou pretende abrir um, é importante ter em mente que este período é o mais propício para começar as divulgações e até mesmo contratar novos funcionários. Ainda mais que a correria das compras antes do natal, esta época é mais propicia para contratar e buscar um novo emprego, portanto fique de olho nas oportunidades e entrevistas que poderão surgir!