O grupo Volkswagen apresentou esta quarta-feira o protótipo daquele que será o primeiro compacto 100% elétrico que fará na Espanha. O ‘conceito’, chamado ID. 2all (nome que, lido em inglês, faz alusão ao objetivo da empresa de oferecer um carro elétrico acessível para todos), será a semente de um carro com um preço inicial inferior a 25.000 euros e uma autonomia de 450 quilómetros. A Volkswagen promete que o veículo que nasce do ID. 2all será “tão espaçoso quanto um Golf e tão acessível quanto um Polo”.
Embora não seja a versão final, dá uma ideia do que a montadora fará a partir de 2025, ano em que apresentará a versão padrão para o mercado europeu e iniciará a produção na Espanha. Até ao momento, o grupo confirmou que na Espanha fabricará veículos elétricos das marcas Skoda, Volkswagen e Cupra. Na fábrica de Martorell (Barcelona), o consórcio fabricará carros compactos e em Landaben (Navarra) montará modelos SUV, pelo que o protótipo apresentado esta quarta-feira será o que irá para as linhas de montagem de Martorell em meados da década , segundo confirmou o chefe da marca.
“Estamos transformando a empresa rápida e fundamentalmente com um objetivo claro: fazer da Volkswagen uma verdadeira love brand [que causa atração nos clientes]. A identificação. 2all mostra o que a marca quer promover em geral: proximidade com o cliente, tecnologias de ponta e design fantástico. Estamos acelerando a transformação para levar a mobilidade elétrica para o próximo nível”, disse Thomas Schäfer, CEO da marca Volkswagen.
“A versão serial do ID. 2all será um carro elétrico perfeito para todos os dias do ano. Um típico Volkswagen. Com bastante espaço e grande autonomia para chegar ao seu destino sem problemas, mesmo em viagens longas (…) Os nossos clientes poderão ainda usufruir das mais recentes tecnologias numa gama de preços que ronda os 25.000 euros. A Volkswagen volta para democratizar o progresso. Essa é justamente a nossa aspiração”, acrescentou, por sua vez, Kai Grünitz, membro do comitê executivo da Volkswagen responsável pelo desenvolvimento técnico.
A identificação 2all será um dos dez novos modelos elétricos que a marca Volkswagen pretende lançar até 2026. “Só este ano, eles lançaram o novo ID.3, o ID. Buzz e o sedã ID.7″, indicou o consórcio alemão, que indicou que um SUV elétrico chegará em 2026. O objetivo da empresa é atingir uma participação de carros elétricos na Europa de 80% em 2030, dez pontos percentuais a mais do que o inicialmente proposto.
Além dos modelos que a marca lançará, o grupo também fará uma forte ofensiva elétrica com suas outras marcas. A Cupra, marca premium da Seat, anunciou no ano passado vários modelos elétricos para os próximos anos, entre os quais o Cupra UrbanRebel, um compacto que será fabricado na fábrica de Martorell a partir de meados da década.
Volkswagen trabalha em carro elétrico por menos de 20.000 euros
“Apesar de todos os desafios, a Volkswagen está trabalhando em um carro elétrico por menos de 20.000 euros”, disse a empresa alemã na quarta-feira. O grupo tem pressa em baratear seus veículos elétricos devido à forte concorrência de outras marcas, principalmente chinesas e americanas. No caso do primeiro, empresas como a MG já oferecem modelos como o MG4 que, com a ajuda do Plano Moves III, tem um preço inicial inferior a 21.000 euros (sem ajuda é de 28.000 euros). A maior vendedora de veículos elétricos do mundo, a Tesla, indicou que tem um plano para tornar seus carros 50% mais baratos. Desde o final do ano passado, a empresa vem anunciando descontos significativos nos Estados Unidos, China e Europa.
(Fonte: El País)