Já ouviu falar da carta de invitación? Este tipo de trâmite é muito comum para espanhóis ou estrangeiros residindo legalmente na Espanha, e desejam receber amigos ou parentes no país por um tempo limitado. Ainda que seja um tramite simples, algumas dúvidas podem surgir, e hoje explicamos melhor como funciona este tipo de tramite.
Ainda que brasileiros não precisem de visto para entrar na Espanha, alguns requisitos devem ser cumpridos, entre eles uma reserva em hotel e a comprovação de meios econômicos suficientes para a estadia. Para quem já possui estadia com algum parente ou amigo na Espanha, a carta de invitación é a comprovação que equivale a esta reserva ou a comprovação de meios econômicos.
Para que a carta tenha validade oficial, esta deve ser emitida pela Polícia Nacional, órgão que irá verificar se o anfitrião possui condições para receber o convidado. Veja aqui a lista das oficinas e encontre a mais próxima de sua residência. É fornecido um formulário oficial em que deve constar os dados pessoais do convidado e do anfitrião, o tempo de permanência do convidado no país e a relação (amigo, familiar, etc) entre os solicitantes. Atenção: Cartas escritas a próprio punho ou em modelos diferentes não são aceitas, ainda que sejam reconhecidas em cartório. Atente-se ao modelo fornecido pela Policia Nacional!
Além disso, é necessário anexar documento comprobatório da validade da residência – contrato de aluguel, escritura, etc – e pagar uma taxa para a tramitação. Veja mais detalhes sobre cada item necessário no site oficial da Polícia Nacional
Geralmente, o solicitante deve ira até a brigada de extranjeria y fronteras, na oficina da Policia Nacional mais próxima, solicitar o formulário, e apresentar os demais documentos necessários, além de pagar a taxa necessária. O tempo de concessão e permissão para é variável e depende de cada delegacia.
Após a emissão, o documento deverá ser enviado ao convidado ainda no Brasil, que deverá apresentá-lo na imigração espanhola, caso solicitado.