O padrón municipal é o cadastro de residência nas prefeituras da Espanha. Fazer o empadronamiento é obrigatório tanto para espanhóis quanto para estrangeiros que estão residindo no país, incluindo aqueles que estão de passagem, como os estudantes com visto de 1 ano.
Se no Brasil usamos contas de luz, água, telefone, entre outras, para comprovar a residência, na Espanha, usamos o padrón. Além disso, o registro na prefeitura é obrigatório para diversos trâmites que estrangeiros podem aplicar na Espanha.
Para fazer o padrón é necessário ter domicílio na Espanha, que pode ser em um imóvel alugado ou de propriedade ou até mesmo residir na casa de um familiar ou amigo.
A inscrição, o empadronamiento, deverá ser realizada na prefeitura da cidade onde se tem o domicílio. Qualquer estrangeiro pode fazer o empadronamiento, até mesmo os que se encontram em situação irregular na Espanha.
Quais são os documentos necessários para fazer o empadronamiento?
É importante verificar no site da Prefeitura, onde você tem residência, os documentos necessários, assim como, o procedimento para fazer o empadronamiento.
Em algumas cidades, como é o caso de Madri e Barcelona, o agendamento pode ser feito no site da prefeitura. Além disso, você encontrará o formulário que deverá ser preenchido para ser levado no dia marcado junto com a documentação.
O que fazer quando há mudança de endereço?
Uma vez que se tenha um novo endereço residencial é necessário agendar uma nova data, se for o caso, e levar os documentos para fazer a mudança.
Inscreva-se no nosso canal: