Como sabem, os mecanismos de vigilância e controle da chegada dos viajantes foram modificados de acordo com a situação epidemiológica, tanto na Espanha como em outros países. Por ainda estarmos vivendo a pandemia da Covid-19, é necessário implementar alguns tipos de controles.
Todos os passageiros que chegam à Espanha devem preencher, antes de iniciar a viagem, um formulário de controle de saúde. Quem o faz por via aérea, pode realizá-lo através da web www.spth.gob.es. Depois de preenchido, obtém-se um código QR, que deverá ser apresentado, tanto no momento do embarque como na chegada à Espanha. Os passageiros em trânsito internacional estão isentos de passar pelo controle de saúde, mas também devem obter um código QR.
Todos os passageiros do Brasil, a partir dos 12 anos de idade,devem ter um dos seguintes certificados:
– Certificado de vacinação: Os passageiros que foram vacinados com um regime completo de Pfizer, AstraZeneca (incluindo CoviShield), Janssen ou Coronavac, pelo menos 14 dias antes de sua chegada à Espanha, não precisarão fornecer nenhum teste diagnóstico adicional. No entanto, é possível que possam fazer um teste de diagnóstico na chegada, se a autoridade de saúde considerar necessário. O certificado deve ser traduzido no espanhol, inglês, francês ou alemão. Para vacinas feitas no Brasil, deve-se obter o certificado digital do Ministério da Saúde do Brasil na versão em espanhol. Para vacinas feitas na Espanha ou em outro país da União Europeia, você deve obter o certificado digital Covid da UE.
– Certificado de recuperação Covid-19: Passageiros não vacinados, que tiveram a doença, podem apresentar certificado de recuperação, desde que tenham passado mais de 11 dias desde a realização do primeiro teste NAAT positivo. Esse certificado terá validade de 180 dias a partir de então. O certificado deve ser traduzido ao espanhol, inglês, francês ou alemão.
Fonte: Gobierno de España