Este certificado não é muito comum, mas tem como finalidade comprovar a identidade de um espanhol (agora nacionalizado e com DNI) que antes era estrangeiro residente na Espanha e possuía um NIE.
Com o NIE (número de identificação de estrangeiro) e o passaporte, o cidadão que vive na Espanha pode realizar diferentes trâmites administrativos, privados, jurídicos e econômicos; como abrir uma conta bancária, solicitar e renovar documentos, comprar um imóvel ou abrir um negócio, por exemplo. O NIE identifica, portanto, os residentes estrangeiros no território espanhol.
Quando este cidadão adquire a nacionalidade espanhola, por residência ou por descendência, pode alterar o seu nome e o seu sobrenome e deve mudar de documento. Ele deixa de ser estrangeiro para ser espanhol, trocando o NIE pelo DNI (Documento Nacional de Identidade) com novo número e nova identidade. E passa a ter o passaporte espanhol.
Comunicação ao Registro Central de Estrangeiros
Se houver a mudança de nacionalidade, é preciso notificar as autoridades de imigração que este cidadão estrangeiro agora é espanhol, por direito. E vale lembrar: qualquer mudança de estado civil, endereço e nacionalidade devem ser sempre notificadas ao Registro Central de Estrangeiros.
O setor vai então emitir um certificado que comprova que o estrangeiro é a mesma pessoa e que agora adquiriu a nacionalidade espanhola. Este documento é conhecido como o “Certificado de Concordância”.
Os Certificados de Concordância são solicitados por determinados órgãos administrativos, quando o solicitante precisa realizar algum trâmite e ainda está registrado como estrangeiro, com o antigo número da identidade (NIE).
Se você adquiriu recentemente a nacionalidade espanhola e desconhecia a importância do certificado de concordância, procure a Espanha Fácil. Podemos assessorar você a atualizar os seus dados em território nacional.
Espanha Fácil, há mais de 14 anos sendo o porto seguro dos brasileiros na Espanha.