Você que mora ou já visitou a Espanha já parou para pensar o que exatamente a torna uma referência mundial? A verdade é que cada detalhe de norte a sul, leste e oeste do território espanhol faz deste país especial e inesquecível.
O turismo, por exemplo, é um dos setores mais importantes da Espanha e corresponde à por 12,3% do Produto Interno Bruto do país. No mundo, fica atrás apenas da França, cuja capital é Paris, a cidade do amor, e se posiciona no ranking à frente dos Estados Unidos.
Infelizmente, este ano, com a pandemia do Covid-19, o turismo foi um dos setores mais afetados da economia espanhola, com perdas de 98.753 milhões de euros.
Além disso, a Espanha possui uma das gastronomias mais ricas e desejadas do mundo, tanto que é, para a National Geographic, um dos 10 melhores destinos gastronômicos do mundo. A dieta mediterrânea predomina em todo o país e é imitada internacionalmente pela sua rica variedade e oferta de nutrientes.
Outros fatores que colocam a Espanha entre um dos países mais admirados do mundo, é a capacidade de armazenamento de energias renováveis e produção de alguns dos produtos mais conceituados de toda a Europa. Além do reconhecimento cultural das reservas naturais e patrimônios da UNESCO
A Espanha é hoje considerada um dos países mais amigáveis aos gays do mundo, aberto à liberdade sexual e respeitoso com a comunidade LGBTIQ+. 88% dos espanhóis acreditam que a homossexualidade deve ser aceita, a taxa mais alta de toda a Europa, de acordo com o Huffington Post.
Os atletas espanhóis também marcaram o reconhecimento da Espanha mundialmente – dentro e fora das fronteiras do país. Com figuras como Emma Falcón, a primeira espanhola a vencer o Campeonato Europeu de Rally, Rafa Nadal, com 13 títulos Roland Garros – nunca antes conquistados – e as famosas equipes de futebol espanholas, o país estabelece padrões muito altos de competições internacionais.
E para você? O que faz da Espanha um país diferenciado?