Atualmente países europeus vem enfrentando um grande problema com a imigração ilegal em seus territórios. A Espanha é um dos mais procurados, e recentemente tem fechado o cerco com fiscalizações no controle de entrada do país.
Um dos modos mais comuns para permanecer ilegalmente no pais é através de um casamento por conveniência, ou seja, quando o estrangeiro arma um falso casamento com cidadão espanhol para obter os benefícios da residência por matrimonio no país. Este é um artificio bastante arriscado e pode resultar em duras penalidades para ambas as partes caso descoberto pelas autoridades.
Por isso, os órgãos de Imigração possuem um método para detectar estes tipos de uniões falsas, antes de conceder a permissão permanente. Uma entrevista feita separadamente com o casal é um dos métodos, e, apesar de não ser obrigatória ou requisitada em todas as situações, é sempre interessante ter conhecimento das perguntas e do processo. A entrevista é geralmente feita em separado com cada cônjuge, e o oficial de imigração tem a liberdade de perguntar o que for necessário, sem seguir uma lista ou um padrão. Abaixo, uma lista de perguntas comuns que podem ser feitas a ambas as partes:
- Onde se conheceram?
- Quando foi feito o pedido de casamento?
- Quando deixaram de ser amigos e decidiram iniciar uma relação?
- O que faziam antes de se casar?
- Quais os gostos em comum?
- Onde será/foi a lua-de mel? Por que escolheram este destino?
- Quem faz as compras de casa?
- Qual a comida (filme, música ou item diverso) favorito de seu esposo(a)? (esta pergunta poderá ser feita em relação aos seus gostos pessoais, afim de cruzar informações)
- Quantos quartos possui sua casa? (atenção: este tipo de pergunta pode variar, sobre os itens que a casa possui ou detalhes sobre a residência, quem a comprou, quem a aluga, para se certificar de que o casal de fato possui uma vida conjugal regular)
- Qual o nome dos seus sogros? Quando foi a primeira vez que os visitou?
Esta entrevista detecta o nível da relação e conhecimento dos parceiros sobre o outro, além de obter informações gerais sobre o casal. O importante é manter a tranquilidade e responder com sinceridade a todas as perguntas!