As regras podem mudar de acordo com o tipo de negócio. Saiba como funciona!
Uma das principais formas de movimentar a economia é através do empreendedorismo, principalmente em momentos de crise como o que estamos vivendo desde o início da pandemia da Covid-19. Por isso, no Brasil e no exterior, os países já perceberam a potencialidade desse modelo econômico e estão investindo cada vez mais em estratégias que incentivam a população a buscar meios para abrir os seus próprios negócios. E, para quem deseja realizar a abertura de uma empresa na Espanha, vamos dar algumas dicas.
Em primeiro lugar, é preciso entender os diferentes tipos de empresas na Espanha
Basicamente, as empresas são divididas em grupos de acordo com a quantidade de funcionários contratados:
- Sem contratação de funcionários;
- Micro: de 1 a 9 funcionários;
- Pequena: de 10 a 49 funcionários;
- Média: de 50 a 249 funcionários;
- Grandes empresas: mais de 250 empregados.
Após entender esse conceito, é preciso estar atento às principais modalidades para abertura de um negócio em território espanhol. São elas:
Empresário individual autônomo: nessa modalidade, o processo de abertura de empresa é considerado mais simples, já que é solicitado o NIF (Número de Identificação Fiscal), através do registro e trâmites simplificados.
Sociedade limitada: podemos dizer que a sociedade limitada equivale às LTDAs brasileiras e possui a iniciativa de um ou mais investidores, necessitando de um capital social mínimo de 3.005,06€. A abertura do negócio é realizada por meio de contrato social registrado em cartório.
Sociedade anônima: embora os trâmites dessa modalidade sejam parecidos ao da sociedade limitada, nesse caso, o valor do capital mínimo é de 60.101,21€. Além disso, 25% desse valor precisam ser pagos no momento da abertura do contrato social.
O que é necessário para abrir a empresa?
Um ponto importante que precisamos deixar claro, é que para cada modalidade de empresa é necessária uma documentação especial, que inclui desde o NIF (Número de Identificação Fiscal) e DNI (Documento Nacional de Identidade), até, ata de constituição da sociedade, dados dos sócios, do negócio, dentre outros. Além de um valor diferente de investimento inicial.
No entanto, esse não precisa ser um fato impeditivo para a abertura do seu negócio. Desde que você possa contar com uma assessoria como a da Espanha Fácil, que é especializada nesses trâmites e irá facilitar toda a parte burocrática para que você realize o sonho de tocar a própria empresa com facilidade.