Já é conhecido que o sistema de transporte público das principais capitais europeias são referências mundiais quando o foco é agilidade e inclusão. É possível se locomover pelo país de diversos modos diferentes – ônibus, trem, barcos – e tudo depende do usuário na hora de considerar a melhor escolha, pelo custo-benefício. Transitando-se entre cidades o mais comum é procurar por companhias de ônibus. Tratando-se de viagens um pouco mais longas, e turistas em busca de diferentes experiências, trens são também procurados por oferecer mais conforto – não sendo, necessariamente, a escolha mais barata.
Nas principais cidades do país é possível explorar facilmente toda sua extensão utilizando apenas metrôs e ônibus – reconhecidamente rápidos e eficientes. Ônibus transitam pela cidade em faixas exclusivas nas grandes avenidas, possibilitando uma maior agilidade ao se movimentar em horários de engarrafamento.
As linhas de metrô em Madrid, por exemplo, são divididas por regiões, e há a opção de um cartão unitário – similar ao bilhete único – que possibilita aos cidadãos transitarem por estas regiões sem a necessidade de se adquirir vários bilhetes e gastar por viagem. Para quem depende do transporte público diariamente para trabalho ou estudos, há a possibilidade de abonos especiais por faixa etária ou zonas, válidas para metrôs e trens – todas utilizando-se do mesmo bilhete recém adquirido. Caso seja necessário transitar fora da zona especificada no bilhete, é possível fazer o pagamento direto ao motorista do ônibus ou adquirir bilhetes de forma mais eficiente nas estações de metrô e trem.
Em Madrid, a pontualidade chega até o seu celular. Com pontos de ônibus numerados, é possível se comunicar através de SMS com a companhia de transporte responsável, que automaticamente responde o horário de previsão de chegada do veículo. Combinado com painéis luminosos com esta previsão de chegada em alguns pontos principais e até indicação por voz, o transporte publico espanhol cumpre sua função de ser acessível à população. Um dos motivos que leva o transporte ser tão exaltado nas cidades é a configuração de seus automóveis em relação à cidade – não é raro encontrar ônibus que possuem pisos à altura da calçada, ou com interior amplo o suficiente para acolher cidadãos com dificuldade de locomoção.
Mesmo com a recente crise enfrentada pela Europa e pela Espanha, a qualidade dos serviços de transporte público não se abalou significativamente – o metrô de Barcelona, por exemplo, continua sendo um dos mais utilizados e apreciados no país.