Na última segunda-feira, 1º de março, o Vice-Presidente, Ministro do Esporte, Transparência e porta-voz da Comunidade de Madri, Ignacio Aguado, participou de um evento junto com o Presidente do Teatro Real de Madrid, Gregorio Marañón, e ambos se gabaram de que “El Teatro de Real de Madrid” foi o único teatro lírico aberto na Europa durante a pandemia.
A Comunidade de Madri abriu as portas dos Teatros del Canal no dia 17 de junho, tornando-se assim os primeiros grandes espaços com estas características a reativar a sua atividade na Espanha e na Europa. Por isso, a região tornou-se referência cultural para a abertura de teatros e shows durante a crise de saúde.
A reabertura do “El Teatro Real de Madrid” foi polêmica quando o público presente interrompeu a peça por considerar que as medidas de segurança não estavam sendo respeitadas. Superada essa pequena crise, o teatro permaneceu ativo e aprimorou seus protocolos sanitários. No momento, após mais de 300 apresentações, 100 shows e 70.000 participantes, nenhum surto associado à atividade cultural foi detectado.