O preço médio do aluguel de imóveis em Barcelona diminuiu 15% entre abril e julho de 2020, situando-se nos 1.350,75 euros mensais registrado em julho, segundo a Fotocasa, e nos 1.367,48 euros, segundo a Habitaclia. No resto da área metropolitana, a redução foi de mais de 8%, informou o Observatori Metropolità de l’Habitatge de Barcelona (OHB).
Estes são dados coletados no laboratório Oferta e demanda por imóveis para locação. Dados mensais de portais imobiliários “Julio2020”, elaborado pela OHB, que analisa os anúncios de aluguel publicados nos portais Habitaclia e Fotocasa de Barcelona, região metropolitana e região metropolitana.
No caso da área metropolitana, o preço do arrendamento habitacional era de 1.068 e 1.076 euros em julho, segundo Fotocasa e Habitaclia, respetivamente, e no resto da região diminuiu 7% com um preço médio de oferta de 800 e 810 euros, de acordo com cada um dos portais.
Por outro lado, o volume da oferta de moradias para locação cresceu a partir de maio, após ter sido paralisado em março e abril devido ao confinamento, e em julho as ofertas existentes foram superadas em 20% em relação às de janeiro e Julho de 2019, sendo a cidade de Barcelona onde ocorre o aumento mais acentuado.
Em relação ao volume de ações judiciais, ocorreram quedas acentuadas em todos os âmbitos geográficos em abril, quando foram 60% inferiores aos de janeiro de 2019, embora em julho tenha se recuperado e até superado os níveis do início de 2019.