Você gosta de vinhos?
Na Espanha, há uma forte cultura do vinho, sendo o país um dos maiores produtores do mundo. Sua produção é a terceira maior, só ficando atrás da Itália e da França.
No mês de julho, o vinho “Rueda” bateu record de vendas na Espanha. O país produz vinhos de excelente qualidade, com muitos vinhos premiados e sendo um dos principais exportadores do mundo.
O “Rueda” vendeu 92,8 milhões de unidades em 2019 e, neste ano, houve um incremento de 18,6% nas vendas. O Rueda está presente em mais de 100 países, mas o responsável por esta denominação de origem, Santiago Mora, ainda pretende incrementar as exportações.
“Denominação de origem” é o que diferencia um produto criado em determinada região, se comprometendo a manter uma alta qualidade. As uvas têm características próprias, a depender da região onde é cultivada.
Na Espanha, há 92 denominações de origem e 41 indicações geográficas protegidas. É necessário cumprir vários requisitos de qualidade para conseguir a etiqueta “denominação de origem”. Isto também acontece com o azeite de oliva e vários produtos típicos da terra. Tenha certeza de que quando encontrar uma etiqueta de “denominação de origem”, o produto será de alta qualidade.
Os vinhos mais conhecidos são: o Rueda, já citado, o Rioja, Ribera del Duero, Tempranillo, Albariño, Penedés e Verdejo, por exemplo.
A Península Ibérica tem longa tradição vinícola, que remonta ao ano 4000-3000 a.C. Foram encontrados restos arqueológicos de uma bodega em Cádiz, de III a.C…
Muitos espanhóis têm o costume de almoçar com uma taça de vinho.
Beba com moderação e celebre a vida. Saúde!
Texto meramente informativo.