O Golden Visa é um recurso que está consolidando a região de Múrcia como um dos mercados imobiliários preferidos dos ingleses na Espanha na hora de escolher a sua segunda residência. É o que afirma Manolo López, diretor de Projetos do La Manga Club Properties, um dos poucos destinos exclusivos da região, cujos empreendimentos estão localizados no resort. “É difícil saber quantas pessoas têm um Golden Visa, mas estimamos que entre 25 e 30 já solicitaram à administração o processamento desse visto”, explica López.
Em termos percentuais, as comunidades autónomas com maior peso de compradores estrangeiros durante 2021 foram as Ilhas Baleares (13,71%), a Região de Múrcia (9,28%), a Comunidade Valenciana (8,40%), Catalunha (7,76%) e as Ilhas Canárias (7,55%). Os britânicos (11,01%) lideram o ranking de compradores por nacionalidade na Espanha, seguidos pelos alemães (9,59%) e franceses (7,62%), segundo um relatório da Associação de Agentes Imobiliários da Catalunha (Aic). Colégio de Agentes Imobiliários (Coapi) de Barcelona em conjunto com a FIABCI Espanha.
Focada no comprador britânico, que responde por quase 90% das vendas do La Manga Club, em Cartagena, a empresa La Manga Club Properties consolidou sua força de trabalho com uma equipe voltada para atrair investidores que desejam se instalar em Múrcia por boa parte do ano. Nesse sentido, o Brexit travou o investidor imobiliário britânico, o que, segundo as previsões, “pode significar que a demanda por Golden Visas aumentará nos consulados da região ou diretamente em seu país de origem”, destacou López .
Uma vez que o Reino Unido não pertence à União Europeia, estes turistas estrangeiros só podem viajar por um período máximo de 90 dias, findos os quais têm de regressar ao seu país e não podem regressar durante mais 90 dias. Ou seja, em um ano, eles só podiam viajar três meses seguidos em duas épocas distintas. Caso contrário, devem solicitar um visto para passar mais tempo na Espanha.
O Golden Visa é um visto que permite ao investidor estrangeiro residir legalmente na Espanha após um processo bastante ágil, cerca de trinta dias úteis a partir da solicitação. Para saber mais, leia nossa matéria completa atualizada em 2023 aqui. Este visto pode ser solicitado por qualquer investidor que venha de um país fora da União Europeia, mas é especialmente interessante para os britânicos, que têm tradicionalmente escolhido Espanha, e Murcia em particular, como local para fixarem a sua segunda residência e que após Brexit eles devem aderir a procedimentos que não eram exigidos deles antes.
O requisito fundamental para obter o Golden Visa é ter adquirido uma casa que implique um investimento de capital de 500.000 euros, seja através de uma pessoa singular ou coletiva. Essa autorização terá validade de dois anos e caso você mantenha o investimento, a renovação será por cinco anos. Além disso, permitirá que você se mova livremente pelo espaço Schengen.
O objetivo do La Manga Club Properties é aumentar a atratividade da região de Múrcia como um destino exclusivo e seguro associado ao esporte. “É uma forma de contribuir com o setor, gerando impacto econômico e gerando empregos sustentados em todas as estações do ano. O turismo britânico é um dos países que mais gasta por dia, exige serviços de qualidade e tem impacto nas lojas, hotéis e transportes”, aponta o diretor.
O perfil do investidor neste complexo é maioritariamente britânico (86%), seguido de belgas, alemães e canadianos. Esta área tem 300 dias de sol por ano. Por esta razão, a motivação para a compra de um imóvel é o clima (77%), seguido pelo gosto pelo golfe e pela segurança que encontram.
Você deseja solicitar este tipo de visto? Entre em contato conosco, podemos te assessorar em todas as etapas.