A segunda semana de julho será marcada por temperaturas acima da média do verão. A chegada de uma onda de calor com temperaturas extremas que atingiu o Canadá e os Estados Unidos na Europa, principalmente na Península Ibérica, deve elevar os termômetros e acredita-se que a temperatura pode ultrapassar os 50°C.
O calor vai aumentar com o decorrer da semana, a partir de sábado, quando a previsão em vários pontos da Andaluzia e Castilla La Mancha alcançarão os 47°C, segundo a previsão dos especialistas.
Ao todo, o alerta amarelo para a subida das temperaturas estende-se a outras dez cidades: Aragão, Ilhas Baleares, Catalunha, Galícia, Múrcia, País Basco, La Rioja, Valência e Ilhas Canárias. Navarra recebeu alerta laranja.
Esse forte aumento nas temperaturas é ação de uma cúpula de calor, fenômeno meteorológico que consiste em uma montanha de ar quente que fica “presa” nas camadas superiores da atmosfera.
Por não conseguir sair, o calor se concentra, causando um aumento nas temperaturas, já altas devido à onda de calor. Também está relacionado, segundo a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos, com o fenômeno conhecido como La Niña. Ou seja, quando os ventos alísios ficam mais fortes do que o normal, e empurram mais água quente para a Ásia.
Fonte: As