A partir do próximo sábado (26) as máscaras deixam de ser obrigatórias em ambientes abertos na Espanha sempre quando é possível manter a distância de segurança entre as pessoas.
“Este será o último fim de semana com máscaras ao ar livre porque no próximo dia 26 de junho não as usaremos mais em espaços livres”, disse o presidente do Governo, Pedro Sánchez, anunciando que esta semana haverá um Conselho de Ministros Extraordinários em que será decidido que a máscara deixa de ser obrigatória em espaços exteriores.
O detalhamento do âmbito desta medida constará do decreto-lei que será aprovado em Conselho Extraordinário de Ministros no dia 24 de junho. Entretanto, decorre que em qualquer situação que não permita a manutenção de uma distância mínima de 1,5 metros para o exterior, a sua utilização continuará a ser obrigatória.
O uso de máscara também continua a ser obrigatório em transportes públicos ou privados quando os passageiros não sejam pessoas que convivam. Em espaços fechados de uso público como: comércios, museus, teatros, restaurantes (exceto enquanto se come ou bebe), além de locais de esporte em grupo, vestiários de piscinas públicas ou comunitárias.
Vale lembrar que o incumprimento do uso obrigatório da máscara é penalizado com uma multa de até 100 euros.
Fonte: La Razón