Você sabia que a ONU nomeou a cidade de Madri como “Cidade Arborizada” junto a outros 58 centros urbanos? Isso não aconteceu devido somente a imensa zona verde da capital espanhola com seus parques histórico-artístico, Casa de Campo e Dehesa de la Villa. Este reconhecimento tem a finalidade de promover as cidades mais sustentáveis e respeitosas ao meio ambiente.
O programa Cidades Arborizadas do Mundo (Tree Cities of the World) nasceu de uma iniciativa entre a ONU para Alimentação e Agricultura (FAO) e a Fundação Arbor Day. Na primeira edição, referente ao ano de 2019, mais de 100 cidade se candidataram, mas o comitê destacou cidades como Madri e Arroyomolinos (Espanha), Nova Iorque (Estados Unidos), Mantova (Itália), Quito (Equador), Toluca (México), Yerevan (Armênia) entre outras.
Para se destacarem, essas cidades cumpriram uma série de requisitos requeridos pela organização: Deve haver uma estrutura dedicada ao manejo florestal, a disponibilização de um censo florestal, a definição de recursos financeiros para as árvores e a organização anual de eventos de promoção e conscientização sobre a importância das árvores.
Se Madri quiser revalidar este título, não pode baixar a guarda e deve manter os padrões de qualidade. A capital possui 5,7 milhões de árvores, distribuídas pela cidade. Além disso, quase 50% das estradas urbanas são povoadas com árvores de alinhamento, mais de 2.600 quilômetros. Um exemplo é o parque Madrid Río, que soterrou a M-30 e repovoou a superfície com áreas verdes. Isso ajuda a combater a poluição emitida pelos veículos que trafegam diariamente por essa via.
O que você acha do visual arborizado de Madri?
Acha que merece estar nessa lista outra vez este ano?
Conte para nós a sua opinião! 🙂