O orçamento para 2022, do Ministério da Igualdade, vai ultrapassar, pela primeira vez, 500 milhões de euros, atingindo 525 milhões, o que representa um acréscimo de 14,4%.
Isso reafirma o compromisso na luta contra toda a violência de gênero, destinando 56 milhões de euros a mais que no último ano, em planos e programas contra a violência sexista, atingindo 285 milhões de euros, ou seja, mais 25% e 54% do total.
O aumento percentual, no orçamento para 2022 do Ministério da Igualdade, é cinco vezes maior que o orçamento total, o que significa continuar o caminho, iniciado pelo governo de coalizão, na erradicação da dívida histórica com políticas de igualdade. 43% do orçamento do Ministério da Igualdade,para 2022, será atribuído a programas de promoção da igualdade de oportunidades. 225 milhões de euros irão para esse objetivo.
1%, 4 milhões de euros será dedicado a políticas de igualdade de tratamento e atenção à diversidade. Igualdade de tratamento e diversidade é o programa com maior aumento percentual, 132,4%, em relação ao ano passado.
Em relação ao aumento de recursos do Mecanismo de Recuperação e Transformação da Resiliência para “O Plano Espanha protege contra a violência sexista”, há um aumento de 27 milhões de euros, 55,7%.
Por último, as políticas de promoção da igualdade de oportunidades aumentaram 3 milhões de euros, 1,4% em relação a 2021.
Fonte: La Moncloa