Hoje, os brasileiros não precisam de visto para entrar na Europa como turistas (até três meses), no entanto, entrará em vigor a partir do final de 2022 a ETIAS, que é uma autorização de acesso à Europa.
A ETIAS é um sistema de informação e autorização de viagens. A União Europeia criou este sistema para cidadãos de países que atualmente estão isentos de visto para visitar o Espaço Schengen. Ou seja, é uma triagem de cidadãos que permitirá a União Europeia negar a entrada de quem não considerar conveniente por motivos de segurança, principalmente.
A ETIAS não mudará o trânsito livre aos 26 países da zona Schengen, mas ele será um requisito para entrar na Europa, funcionará como uma pré-seleção similar a que existe hoje nos Estados Unidos.
Esta autorização de viagem será imposta a qualquer tipo de viagem: negócios, turismo, curta duração, não importa, todos terão que solicitar.
Para solicitar a ETIAS, o passageiro precisará ter um passaporte válido, um e-mail e um cartão de crédito ou débito, porque a autorização não será gratuita.
O formulário da ETIAS deverá ser preenchido com dados pessoais com nome completo, data de nascimento, passaporte e endereço. Esses dados ficarão num banco de dados que terão acesso o SIS, VIS, Europol Data e Interpol.
Provavelmente, as companhias aéreas exigirão a ETIAS aprovada. Não tendo esta autorização, o passageiro possivelmente terá a sua entrada negada em território europeu.
Fiquem atentos às redes sociais da Espanha Fácil, pois os iremos informando sobre as novidades da ETIAS, como o preço e a data de implementação.
A Espanha Fácil também oferecerá este serviço de tramitação da ETIAS.