As restrições de entrada e saída na Comunidade de Madri, que começaram em 4 de dezembro, dia prévio à ponte da Constituição, tiveram fim nesta segunda-feira (14). A partir desta semana, os residentes da capital poderão entrar e sair livremente da região, com exceção das áreas confinadas: La Elipa, na capital; e La Moraleja, em Alcobendas.
Embora o governo regional não tenha planejado fechar a região novamente durante as comemorações de fim de ano, o acordo do Conselho Interterritorial do Sistema Único de Saúde (CISNS) indica que entre 23 de dezembro e 6 de janeiro, as comunidades autônomas limitaram novamente a entrada e saída da cidade, salvo para os deslocamentos devidamente justificados, bem como para se deslocarem aos locais de residência habitual de familiares ou amigos próximos.
Além disso, o cartão de saúde da Comunidade de Madri ganhou uma nova funcionalidade para melhorar o controle dos contágios na cidade. A “tarjeta sanitaria virtual” permite que os pacientes que tenham efetuado testes relacionados com o coronavírus, seja PCR ou de antígenos, possam mostrar os resultados a terceiros através de um código QR que será aprovado ou não pelo Serviço de Saúde de Madrid. Este código será exibido temporariamente para garantir a segurança do acesso. A nova funcionalidade incorporada ao cartão foi lançada em junho e até o momento 130.000 pessoas de Madri já baixaram.
Este serviço virtual está disponível para celulares e tablets nos aplicativos de download de Android e iOS.