A partir desta quarta-feira já será possível solicitar o Certificado Covid Digital da União Europeia. Conhecido como passaporte covid, o documento tem como objetivo facilitar o trânsito internacional de todos os cidadãos europeus (vacinados ou não) pelos países da União Europeia. As pessoas que podem solicitar o documento são as que já se curaram da doença, os imunizados e os que testarem negativo para Covid-19.
O passaporte covid de vacinação pode ser solicitado depois que todo o protocolo de vacinas aprovadas na União Europeia seja cumprido. A validade desse certificado é de um ano após a data de vacinação.
O passaporte de teste negativo inclui o resultado de testes de antígenos, e têm validade de 72 horas para os testes PCR e 48 horas para os testes de antígenos.
O passaporte covid de recuperação é emitido depois de superar a Covid-19, diagnosticada por teste PCR e tem validade de 180 dias desde a data do resultado positivo.
O certificado é gratuito, contém um QR Code e estará disponível em formato digital e impresso e pode ser solicitado através da página do Ministério de Saúde e das plataformas de saúde das autonomias e cidades autônomas.
Os turistas que chegarem à Espanha com esse passaporte não precisarão respeitar uma quarentena nem realizar testes extras de Covid.
Fonte:
El Economista