As viagens foram reduzidas no mundo em mais de 90% nos últimos 18 meses. Desde o início da pandemia e as restrições chegaram em massa a partir de março de 2020, quase todos os países restringiram a entrada de cidadãos de outros destinos e, ainda hoje, continuam a manter limitações mais ou menos severas. No entanto, a cada ano é publicada a lista dos passaportes mais poderosos do mundo, aqueles que permitem que você visite um maior número de países sem ter que solicitar um visto.
O Henley Passport Index é um índice que ajuda a entender quais cidadãos têm mais facilidade ao viajar para outros destinos. E embora 2021 ainda seja um ano estranho, esse ranking ainda é liderado pelo Japão. Os japoneses podem viajar sem visto para 193 países e territórios, mais do que qualquer outro país do mundo.
Seguido do Japão, Cingapura repete a segunda posição e, empatados na terceira posição se encontram Alemanha e na Coréia do Sul. A Espanha ocupa a quarta posição do ranking, empatada com Itália, Finlândia e Luxemburgo. O passaporte espanhol permite que você viaje por 190 países e territórios ao redor do mundo sem ter que solicitar um visto, o que o torna um dos mais importantes do planeta.
Para compilar a lista, não foram consideradas as restrições temporais que existem atualmente no mundo, pois variam de um dia para o outro.
Fonte: El Confidencial