É cada vez maior o número de pessoas interessadas em solicitar nacionalidade espanhola. Para que os interessados possam acompanhar a tramitação dos seus processos, o Ministério da Justiça atualiza, frequentemente, as datas de resolução dos expedientes. O último relatório é do dia 30 de junho de 2022 e faz referência aos pedidos de nacionalidade por residência.
Confira a última atualização para pedidos de nacionalidade por residência:
Somente neste ano, entre janeiro e junho, foram encaminhados 88.412 pedidos de nacionalidade espanhola por residência. No mesmo período, quase 27 mil foram concedidas (26.808) e 4.723 foram negadas.
Além disso, foram emitidas 55 resoluções originárias de recursos judiciais (contenciosos administrativos). Este recurso pode ser encaminhado se, no prazo de um ano do pedido, não houver resolução por parte do governo espanhol. A Espanha Fácil também oferece este serviço.
Foram concedidas 1.836 resoluções através de recursos na via administrativa (recurso de reposição).
O Ministério da Justiça também disponibilizou os dados sobre os expedientes de resolução por ano de entrada e procedimentos. Há 287.218 casos não resolvidos de nacionalidade espanhola por residência na atualidade. Veja a seguir:
Somente cidadãos brasileiros encaminharam 1.059 pedidos de nacionalidade espanhola entre janeiro e junho de 2022. A Colômbia e o México são os países com o maior número de pedidos; 19.561 e 25.497, respectivamente.