Muitos estudantes no ensino superior no Brasil optam por uma experiência de intercâmbio internacional em outros países, para enriquecer seus estudos. Para alguns que vieram à Espanha, o período de um intercambio pode parecer curto, e assim existe a escolha de permanecer no país e completar seus estudos – ou até mesmo obter um diploma espanhol.
No entanto, para que o período concluído pelo estudante no Brasil seja reconhecido nas universidades espanholas, é preciso recorrer a uma convalidação, que é o trâmite que permite ao estudante iniciar seu período na Espanha a partir do nível de conhecimento já adquirido.
Já uma homologação é quando um estudante já formado obtém um reconhecimento oficial de seu diploma, tornando-o tão útil e eficiente quanto um diploma espanhol. Os tramites são bastante similares, sendo o último mais interessante para aqueles que gostariam de exercer sua profissão no exterior, com o devido reconhecimento acadêmico.
Os documentos necessários para os tramites são diferentes. Para a homologação, o brasileiro precisa ter em mãos o documento de identidade, o diploma e todo o histórico escolar traduzido e juramentado para espanhol. Já na convalidação, além da identidade deve-se apresentar o histórico escolar até o momento concluído e a ementa escolar das matérias, também traduzido e juramentado.
Saiba como funciona o sistema de equivalência de estudos aqui. Nesta tabela, saiba qual o nível que ocupa de acordo com o sistema de educação espanhol, que possui algumas diferenças importantes do brasileiro.
Caso queira revalidar seus estudos na Espanha quando chegar ao Brasil, conte com a Espanha Fácil para traduzir e agilizar a legalização de seus documentos por via diplomática na Espanha! Para este tramite, basta trazer a identidade, diploma ou ‘expediente academico’ espanhol e fazemos a tradução para você! Com facilidade e agilidade, nossa equipe está disponível para esclarecer dúvidas e solucionar qualquer problema ou eventualidade.