PARTE 1
A Espanha possui um catálogo de templos magníficos, alguns dos quais são Patrimônio Histórico da Humanidade. Com um total de 88 catedrais, o território espanhol possui incontáveis templos imponentes distribuídos por toda a sua geografia.
Uma lista recente, feita por 96.000 seguidores da conta Lonely Planet, no Instagram, resultou nessa classificação das mais belas catedrais da Espanha.
1) Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar (Saragoça): Segundo uma antiga tradição, a basílica foi construída no mesmo lugar onde a Virgem apareceu ao apóstolo Santiago, que pregava nas margens do Ebro.
O atual templo começou a ser construído no final do século XVII, com enormes torres e cúpulas. Em 1718, foram concluídas as naves e colocados o retábulo-mor e o coro dos templos anteriores.
Posteriormente, o arquiteto Ventura Rodríguez se encarrega da construção da Capela Santa da Virgem. Esta é a verdadeira alma do templo.
No interior, é possível ver imponentes abóbadas nervuradas, o retábulo da Assunção, a Pilarica e até duas bombas que caíram sobre a catedral no início da Guerra Civil.
2) Catedral de Santiago de Compostela: Embora a construção da catedral românica tenha começado no ano de 1075, sob o reinado de Afonso VI, só em 1738, Fernando de Casas demoliu a fachada antiga e deu início à atual, visível da Praça do Obradoiro.
A Catedral de Santiago é considerada a obra de arte romana mais destacada da Espanha. É também a meta de todos os Caminhos de Santiago que, durante séculos, conduziram peregrinos da cristandade ao túmulo de um apóstolo.
Como se não bastasse, foi a pedra inaugural para a construção de uma cidade monumental, Santiago de Compostela, que nasceu numa floresta sagrada com vocação de Cidade Santa e Patrimônio da Humanidade.
A maior revolução estética veio para esse templo na época barroca, que começou em 1660 com a transformação do altar maior e da cúpula. E o maior esplendor foi alcançado em 1750 com a finalização da magnífica fachada do Obradoiro.
Fonte: La Razón