Dúvidas a respeito de opções de aposentadoria, proteção do Estado na maioridade, qual órgão administra pensões são comuns quando se fala em pensões de reforma, tema sempre atual.
Em agosto de 2020, a Segurança Social pagava 9,9 bilhões de euros entre os mais de 20 tipos de pensões existentes (contributivos e não contributivos). As pensões de reforma respondem pela maior parte das despesas (7.100 milhões de euros), embora outras pensões como a viuvez (1.700 milhões), invalidez permanente (936 milhões de euros), órfão (139 milhões) e favores familiares (25 milhões) também aumentam o valor final. O dinheiro foi para um total de 8,86 milhões de aposentados (dados de julho de 2020), número de beneficiários que cresceu mais de um milhão desde 2005 (em julho daquele ano eram 7,34 milhões de aposentados). Em comparação com o número de pensionistas, a Espanha registrou 18,6 milhões de pessoas ocupadas no segundo trimestre deste ano.
As pensões de reforma fazem parte das pensões contributivas, que dependem da Segurança Social e representam a maioria das prestações espanholas. São financiados com as contribuições sociais dos empregadores e dos trabalhadores na ativa, no caso dos empregados, durante o período considerado para efeitos da base regulamentar da pensão em causa. Além disso, os destinatários devem atender a uma série de requisitos para cada modalidade.