Uma das grandes incógnitas durante esta campanha de vacinação é o que fazem aqueles que foram infectados recentemente pelo coronavírus.
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC), explicam que as pessoas devem ser vacinadas independentemente de já terem tido Covid-19, porque os especialistas ainda não sabem por quanto tempo uma pessoa fica protegida após se recuperar da doença. Mesmo que uma pessoa já tenha se recuperado do Covid, é possível, embora raro, que seja infectado outra vez pelo vírus. Estudos demonstraram que a vacinação fornece um forte impulso à proteção em pessoas que se recuperaram do Covid-19, mesmo o Governo da Espanha explicando que as evidências atuais indicam que a reinfecção pelo novo coronavírus é excepcional nos 6 meses após uma infecção natural.
Os CDC observam que as pessoas que passaram a infecção apresentam uma resposta imunológica muito elevada e superior às das pessoas que não tiveram contato com o vírus. Portanto, recomenda-se retardar em específico a vacinação de pessoas menores de 65 anos até seis meses após a doença ou infecção e administrar uma única dose da vacina. Em pessoas com mais de 65 anos, ambas as doses serão administradas e a primeira dose não será esperada por seis meses após a infecção.
Fonte: La Razón