A Espanha tem um “plan de urgencias”, que nada mais é que um plano de emergência para atender aos inúmeros pedidos de nacionalidade espanhola que espera receber por meio da nova Lei da Memória Democrática (LMD), também conhecida como Lei dos Netos.
“Qualquer dúvida e incerteza devem ser resolvidas, porque estamos dando os primeiros passos e cada país tem as suas circunstâncias que serão resolvidas com o diálogo político, procurando uma solução”, informou a secretária de Estado para a Cooperação Internacional do Ministério das Relações Exteriores da Espanha, Pilar Cancela Rodríguez. Além disso, ela assegurou que todos os pedidos terão resposta.
Antes de se candidatar, a agência recomenda ler atentamente os requisitos para obter a nacionalidade espanhola de acordo com esta lei, que pode beneficiar milhares de pessoas. A Lei da Memória Democrática estabelece que as pessoas nascidas fora da Espanha, filhas de pai, mãe, avô ou avó espanhola, podem optar pela nacionalidade espanhola. Para saber tudo sobre a Lei da Memória Democrática, leia essa nossa matéria completa clicando aqui.
Segundo nota do Congresso dos Deputados, o objetivo da iniciativa é resgatar, resguardar e divulgar a “memória democrática, entendida como conhecimento da reivindicação e defesa dos valores democráticos”.