Durante cerca de quatro meses, o Ministério da Justiça implementou um novo plano de choque para a nacionalidade espanhola que vai durar até 30 de novembro de 2021, com o qual se pretende agilizar os processos de nacionalidade com base na residência e origem sefardita. Mas o plano de choque está funcionando?
Já se passaram cerca de 4 meses desde o lançamento do atual Plano de Choque, considerado uma medida extraordinária que visa resolver o maior número possível de processos de nacionalidade que atualmente se encontram travados na Justiça.
Apesar de existir empenho interno em resolver os milhares de pedidos, por enquanto não vimos resoluções condizentes com a finalidade do plano de choque. Apesar de as resoluções saírem, a emissão em massa de resoluções ainda não chegou.
Neste ano de 2021, são esperadas resoluções de forma massiva, como ocorreu com o plano de choque de 2019, com arquivos resolvidos rapidamente. Os arquivos de nacionalidade estão muito movimentados, mas ainda são muito poucas as resoluções que estão sendo obtidas.