Você sabe o que significa “Plano de Choque”? Se não, saiba que acontece e é mais comum do que se imagina e a Espanha Fácil está aqui para te informar! Plano de Choque é comum no trâmite de nacionalidades e acontece quando um Ministério se dá conta de que não pode terminar algum expediente no tempo que planejava e contrata outros funcionários, de um Ministério diferente, para resolver e trabalhar exclusivamente para um determinado processo. Um exemplo de quando aconteceu um Plano de Choque envolvendo nacionalidade, o trâmite mais rápido que a Espanha Fácil teve foi resolvido em 28 dias.
A novidade é que foi falado recentemente sobre Plano de Choque envolvendo Homologação de Estudos, principalmente de curso superior. O Secretário Geral de Universidades, Jose Manuel Pingarron Carrazon, trouxe o tema para o Congresso dos Deputados a fim de solucionar o problema de homologações na Espanha devido ao alto número de requerimentos. Apenas no âmbito da medicina, são mais de 9 mil por ano.
Para realizar um Plano de Choque de sucesso, Carrazon dividiu o que deveria ser feito em três partes: Digitalização dos processos. O Secretário comentou sobre a quantidade infinita de papéis dos trâmites e por isso, já passou do momento de tornar a documentação física para digital. Além disso, segundo ele, é importante melhorar o Real Decreto de Homologação 967/2014 que atualmente se tornou mais uma barreira impedindo a fluidez e velocidade dos processos. E por último, o que comentou foi sobre a escassez de pessoas no Ministério das Universidades. A quantidade de trabalho aumentou, mas o número de profissionais no setor não. Para ter uma ideia nos últimos 2 anos o Ministério de Universidades conta com metade do quadro funcional devido às aposentadorias praticadas.
Por isso, para o Plano de Choque envolvendo a Homologação de Estudos dar certo e mais pessoas serem beneficiadas de maneira rápida, é necessária a reforma nos pilares de recursos humanos, de digitalização e reformular o Real Decreto de 2014. Para o Secretário, não se pode perder 2 ou 3 anos para homologar um Título superior. Por isso, se comprometeu em trabalhar para melhorar este setor.