Quem tem expedientes atrasados nos escritórios de imigração em toda a Espanha poderão ficar mais tranquilos. Depois da recente aprovação do novo regulamento da lei de imigração, que vai facilitar a regularização de muitos imigrantes na Espanha, a boa notícia agora é que entrará em vigor um plano de choque para acelerar a resolução dos processos em tramitação no país.
O Ministério da Política Territorial vai reforçar os escritórios de Imigração com mais 300 funcionários e disponibilizar 5,2 milhões de euros para processar as mais de 200.000 petições atualmente paradas por falta de pessoal.
Uma das comunidades autônomas beneficiadas será a Catalunha que, somente em 2021, recebeu quase 200 mil pedidos de autorizações de residência e processos no escritório de imigração. Por falta de mão de obra, há tempos essa região não consegue atender a grande demanda de agendamentos de citas e cumprir os prazos prometidos para a avaliação e resolução dos pedidos.
Por isso, os próximos meses serão fundamentais para avaliar a eficácia do plano de choque e o impacto que a reforma do regulamento de Imigração, que entrará em vigor no dia 16 de agosto, terá nos escritórios.
Com as novas regras da lei de imigração, que modifica muitos dos requisitos obrigatórios para obter autorizações de residência e trabalho na Espanha, a previsão é de que milhares de novos pedidos deem entrada nos escritórios, em toda a Espanha.
O Ministério das Migrações também pretende criar uma unidade de processamento própria com o objetivo de ajudar na força tarefa para acelerar a resolução dos pedidos.