Ficou desempregado(a) e não tem como voltar à seu país de Origem? O plano de retorno voluntário da Espanha pode te garantir a ajuda financeira acumulada e antecipada do seguro-desemprego. Para ter direito ao plano, a pessoa não pode pertencer a países da União Européia e deve retornar voluntariamente para seu país de origem. É necessário também que a pessoa seja candidata do posto de trabalho no Serviço Público de Emprego e ter reconhecido o direito de seguro-desemprego.
As pessoas que escolherem esse plano, terão preferência na hora se incorporar novamente ao contingente de trabalhadores não comunitários desde que cumpram os 3 anos sem retornar à Espanha. Após esse prazo, a pessoa pode voltar ao país e recomeçar sua carreira trabalhista desde que possua uma oferta de trabalho.
O pagamento é dividido em 2 parcelas: 40% na Espanha e 60% restante no país de origem depois de 30 dias da data da primeira parcela. Para recolhimento da segunda parcela, a pessoa deve comparecer pessoalmente em alguma representação diplomática ou consulado espanhol no seu país de origem.
Os países que tem convênio com a Espanha que que estão dentro do Plano de Retorno Voluntário são: Andorra, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Equador, Rússia, Filipinas, Marrocos, México, Paraguai, Peru, República Dominicana, Tunísia, Estados Unidos, Ucrânia, Uruguai e Venezuela.