Viver no exterior já foi um desafio em épocas passadas, mas atualmente, com o advento de tecnologias e políticas de cooperação entre os países, obter um visto de residência não é mais um sonho distante. Para os brasileiros, estudar ou trabalhar na Europa já é uma realidade, e o número de pessoas se aventurando nesta jornada por terras estrangeiras só tem aumentado.
Historicamente, a Espanha sempre teve alta procura por outras nacionalidades por ser um país relativamente neutro, mesmo em tempos de crise. Essa neutralidade, no entanto, não significa passividade, e os espanhóis sabem muito bem como lidar em épocas mais difíceis. Nos últimos registros de crise econômica na Europa – que consequentemente afetou a vários outros países, incluindo o Brasil – a Espanha foi um dos países que mais rapidamente mostrou sinais de recuperação, gerando mais empregos e abrindo suas fronteiras para novas parcerias com outros países. Nesta exclusiva lista se encontra o Brasil, parceiro de longa data em investimentos e políticas externas.
Um dos motivos que possibilitaram a recuperação e evolução da Espanha foi a qualidade de sua educação e na formação acadêmica de seus cidadãos. Sua população é formada por gerações de pessoas alfabetizadas e com estudos em boas universidades – em que o acesso é amplo e vem formando gerações de profissionais competentes. Este atributo faz com que a Espanha seja uma excelente escolha para estudantes de graduação ou em busca de qualificação extra, já que as melhores universidades do país oferecem bolsas e oportunidades para estrangeiros.
Lembrando que a boa formação da população não só beneficia a economia, mas a dinâmica do país. Todo este conhecimento aplicado nas cidades faz com que a qualidade de vida melhore no país, em todos os setores. Um bom exemplo é o fato de que em grandes cidades o transporte público já demonstra a preocupação dos espanhóis para evoluir seu modo de se deslocar – o sistema de Madrid por exemplo, é considerado um dos mais eficientes do mundo. E mesmo para quem vem de fora é fácil se deslocar pelo país, seja de trem, carro ou ônibus.
Brasileiros já possuem a vantagem de poder permanecer no país por 90 dias sem visto, e é tempo suficiente para perceber que a Espanha é um bom lugar de se morar – seja para uma família procurando um lugar seguro e tranquilo ou jovens em busca de estudos e experiências culturais novas. Cultura aliás é o que não falta nas cidades espanholas, que oferecem uma vasta variedade de programas para todas as idades e gostos gratuitamente. Com esta abundância de demonstrações de sua cultura, mesmo após apenas alguns dias no país já fica claro que brasileiros e espanhóis possuem muito mais afinidades do que diferenças, o que torna a adaptação à língua e aos hábitos um processo bem mais leve do que se imagina.