A campanha de vacinação espanhola começa a se concentrar nas faixas etárias mais jovens, aquelas que tendem a registar mais efeitos secundários. Além disso, o verão é a época de abusar um pouco mais do sol e da vida ao ar livre. Assim, vale lembrar o que pode ser feito e o que deve ser evitado após o recebimento da vacina contra a Covid-19.
As recomendações sobre o álcool não são específicas, porque os participantes dos ensaios feitos pelos fabricantes não consideraram o consumo de álcool, e não há evidências de que o álcool reduza a formação de anticorpos, segundo Richard Watkins, médico infectologista e professor de medicina interna na Northeast Ohio Medical University.
Porém quando o álcool é consumido em excesso na noite anterior ou alguns dias depois, o sistema imunológico não funciona totalmente, o que pode prejudicar o objetivo final da vacinação. A Sociedade Espanhola de Imunologia lembra que o consumo de álcool destilado e drogas tem efeito imunossupressor, com mecanismos muito semelhantes aos que ocorrem em situações de depressão ou estresse.
A coordenadora da SUMMA do centro de vacinação Wizink Center (Madri), Raquel Jiménez, compartilhou algumas orientações que devem ser seguidas após o recebimento da dose. Ela desaconselha o consumo de álcool e a prática de esporte ou esforço nas oito horas seguintes.
Raquel Jiménez afirma que não é contra indicado ir à praia ou piscina, mas desaconselha expor-se ao sol nas horas mais quentes.
Fonte: El Economista