O governo espanhol aumentou a lista de pessoas autorizadas a viajar do Brasil para a Espanha, mas se você pensa em embarcar, tenha em conta as novas exigências sanitárias.
No primeiro ponto de entrada na Espanha, se realizará um exame de saúde que incluirá, pelo menos, a medição da temperatura. O limite de detecção é igual ou superior a 37,5 ° C. Além disso, os regulamentos exigem uma quarentena de dez dias, no hotel ou domicílio escolhido pela própria pessoa, para acompanhamento e rastreio de possíveis casos da doença.
Todos os passageiros, incluindo crianças menores de 12 anos e passageiros em trânsito para outros países, que chegam à Espanha por via aérea ou marítima devem preencher um formulário de controle de saúde no site www.spth.gob ou no aplicativo Espanha Saúde em viagens – SpTH. Será gerado um código QR que deve ser apresentado, tanto no momento do embarque no Brasil, quanto na chegada à Espanha.
Todos os passageiros maiores de 12 anos do Brasil devem ter pelo menos um certificado de saúde válido para entrar na Espanha e que devem ser traduzidos para espanhol, inglês, francês ou alemão. São eles:
– Certificado de vacinação completo com as vacinas: Coronavac, AstraZeneca, Janssen, Pfizer ou Moderna, pelo menos 14 dias antes de chegarem à Espanha;
– Certificado de recuperação confirmando que o titular se recuperou do COVID-19. Passageiros que se infectaram nos últimos 6 meses e foram curados, podem apresentar um certificado de recuperação desde que tenham se passado mais de 11 dias desde a realização do primeiro teste NAAT positivo. Este certificado terá validade de 180 dias a partir da data da coleta da amostra.
– Os passageiros não vacinados que não tiveram covid-19, devem fazer um teste de diagnóstico (por exemplo, PCR, TMA, LAMP, NEAR, etc.) com até 72h antes do desembarque na Espanha ou teste rápido de antígenos, esse 48h antes do desembarque.
Fonte: Gobierno de España