Preparar uma viagem, seja a passeio ou para morar temporariamente em um país estrangeiro, é uma experiência ao mesmo tempo estressante e prazerosa. A expectativa para chegar logo o dia da viagem, e entrar no país de destino com tranquilidade são pensamentos comuns que habitam o pensamento dos viajantes!
Na Espanha, a entrada para brasileiros é bastante tranquila, já que os países possuem boas relações diplomáticas. Além disso, os espanhóis e os brasileiros possuem muitas características em comum, que os tornam mais próximos culturalmente. Adaptação ao ritmo do país com certeza não será um problema!
Ainda assim, por ser um país diferente, outras regras são aplicadas para a entrada de estrangeiros, e devem ser seguidas para evitar problemas. Esteja com a documentação atualizada e sempre em mãos, são elas: passaporte válido – diferentemente do visto, que não é necessário por até 90 dias em território espanhol, o passaporte é o principal documento de identificação de estrangeiros e deve estar sempre em mãos; documento que indique o local da estadia ou carta de hospedagem; itinerário de viagem, em casos de turistas com roteiro planejado; passagem de volta, também valido para turistas somente.
Para outros tipos de entrada como convites para congressos, feiras ou convenções internacionais, um documento que comprove o convite é desejável – tenha em mente que, apesar de não ser exigido todas as vezes, as autoridades de imigração espanhola têm todo o direito de solicitar estes documentos que comprovem o motivo da viagem. Para sua segurança e conforto, lembre-se de sempre ter estes documentos comprobatórios em mãos! Para estudantes a dica também é válida: diplomas, certificados e cartas emitidas pela universidade de destino são documentos importantes de se ter por perto no momento da entrada na Espanha. Além das malas, roupas de frio e acessórios, confira os documentos e torne sua viagem mais segura!