Quando um cidadão entra no Site da Previdência Socialespanhola para marcar uma consulta prévia para realizarqualquer um dos procedimentos, uma mensagem em vermelho diz: “Desculpe, não há disponibilidade nos próximos dias para o serviço solicitado”. E assim estão há mais de um ano e meio, de acordo com a reclamação do presidente do Conselho de Gestores Administrativos da Espanha, Fernando Santiago.
Isso dificulta procedimentos como pensões de aposentadoria, viuvez ou incapacidade temporária ou permanente para o trabalho, obtenção do cartão de saúde ou qualquer coisa relacionada a gestão do Rendimento Mínimo de Vida (IMV). Além disso, o impacto ocorre em outros ministérios, como a Justiça.
Para obter a nacionalidade no Ministério da Justiça, o sistema pede que se escolha uma data para mostrar os horários disponíveis. No entanto, não há datas disponíveis. Na Imigração, se é solicitada uma autorização de residência e trabalho de longa duração, asilo político ou residência por estudos, depois de várias tentativas, o site indica que: “Não existem suficientes datas disponíveis. Em breve, o Escritório disponibilizará novas datas para você”.
Porém, se o que se pretende é legalizar um documento, depois de uma tentativa, o computador marca uma para quatro dias. Se o pedido de titularidade cadastral for processado no Cadastro, após tentativa, obtém-se a nomeação no prazo de sete dias.
Quanto à Direção Geral de Trânsito, os problemas para solicitar mudança de titularidade do veículo, segunda via da carteira de habilitação ou carteira de habilitação internacional, os problemas são os mesmos. No entanto, os gestores administrativos formalizaram que o cidadão pode obter, por meio de uma gestoría gA, qualquer um desses documentos imediatamente.
Fonte: El Economista