Logo na primeira semana de 2021, a previsão do tempo em Madri e em grande parte da Espanha é de nevasca. Espera-se uma tempestade de chuva e neve no centro da Península Ibérica a partir desta quarta-feira (6) e até o fim de semana.
A última grande nevasca em Madri foi em janeiro de 2009, quando uma poderosa tempestade mediterrânea, aliada a uma invasão do frio continental, deixou até 15 centímetros de neve no centro da cidade e temperaturas médias de três graus abaixo de zero. A queda de neve anunciada para esta semana na capital pode ser semelhante à de 2009. Os modelos meteorológicos preveem acúmulos de mais de 30 centímetros entre quinta e domingo, e valores que ultrapassariam o metrô nas áreas de Teruel ou La Rioja.
A previsão para os próximos dias aponta para nevadas significativas, como as que já afetaram as regiões cantábricas, norte de Castilla y León, La Rioja, Navarra e os Pireneus. Especialistas anunciam que nos próximos dias se espalharão por grande parte da Península, incluindo a Comunidade de Madri.
Algumas previsões alertaram as autoridades e a Guarda Civil para que a estrada M-601 fosse fechada na madrugada da última segunda-feira (4) no acesso a Navacerrada devido ao grande fluxo de pessoas que decidiram ir para a serra. No último domingo, essa estrada ficou colapsada devido à neve e à grande quantidade de madrilenos a caminho da Serra de Madri, o que aconteceu no Natal mesmo com as recomendações das autoridades sanitárias.