Você conhece os principais setores econômicos do território espanhol? É sobre esse assunto que falaremos neste artigo.
Você sabia que a Espanha ocupa o quinto lugar entre as principais economias da Europa? É isso mesmo. O país, atualmente, apresenta um PIB que supera 1,4 trilhão de dólares. Isso é fruto de uma economia que vem se fortalecendo cada vez mais, mesmo que tenha sido afetada com a crise gerada pela pandemia da Covid-19.
A economia do território espanhol tem como base a exportação de veículos, além de calçados, construção naval, indústria siderúrgica, química e têxtil. Sem falar que os espanhóis são grandes produtores de vinhos e azeites.
No artigo de hoje, falaremos um pouco sobre os principais setores econômicos do país. Ficou interessado(a)? Então acompanhe as próximas linhas!
Principais setores econômicos da Espanha
Podemos dividir a economia espanhola em, praticamente, três setores:
- Agricultura
A agricultura na Espanha representa cerca de 2,7% do PIB do país e emprega 4% da força de trabalho. São quase 1 milhão de empresas agrícolas e pecuárias com sede no país. A produção varia: trigo, beterraba, cevada, tomates, azeitonas, frutas cítricas, uvas e cortiça. Além disso, o território espanhol é o maior produtor mundial de azeite de oliva e ocupa o terceiro lugar na produção de vinhos. Apesar da crise provocada pela pandemia da COVID-19, o PIB relacionado à agricultura, pecuária, silvicultura e pesca cresceu cerca de 3,6%, no segundo trimestre de 2020, de acordo com o Instituto Nacional de Estatísticas – INE.
- Indústria
Na Espanha, o setor industrial equivale a 20,2% do PIB e da mão de obra. O setor manufatureiro é o mais importante, pois contribui com cerca de 11% do PIB do país. O setor industrial espanhol é dominado pelas indústrias têxtil, de processamento industrial de alimentos, de ferro e aço, além de máquinas navais e engenharia.
Contudo, novos setores estão em crescimento, principalmente, os que envolvem tecnologia da informação e telecomunicações. Ainda assim, dados do INE mostram que o PIB, gerado pelo setor industrial, caiu 23,8%, durante o segundo trimestre de 2020, muito por causa da pandemia.
- Setor terciário
Já o setor terciário contribui com, em média, 67,9% do valor do PIB e emprega 76% da população ativa. O turismo é, até agora, a maior fonte de receitas da Espanha. De acordo com o INE, representa 12,4% do PIB nacional. O setor bancário também possui grande importância, composto por 12 grupos que incluem 52 bancos privados, 2 bancos de poupança e 61 bancos cooperativos. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatísticas, o PIB gerado pelo setor de serviços caiu, cerca de 21,3%, durante o segundo trimestre de 2020.
Curtiu as informações? Que tal aprender mais um pouco sobre a economia da Espanha de perto? Entre em contato com a Espanha Fácil, a gente planeja a sua viagem da melhor forma!