Para a aquisição da nacionalidade espanhola, é necessário fazer um teste de conhecimentos linguísticos chamado DELE, que atribui o grau de competência e domínio da língua espanhola do candidato à cidadania para os cidadãos que não têm o espanhol como língua nativa. O DELE é administrado e outorgado pelo Instituto Cervantes. Também é necessário fazer um teste de conhecimentos constitucionais e socioculturais (CCSE), em breve falaremos sobre ele.
O DELE pode ser feito em escolas associadas e os diplomas atribuídos são A1, A2, B1, B2, C1 e C2, do nível mais baixo ao mais alto, fazem parte do Marco Comum Europeu de Referência MCRE). Para a nacionalidade espanhola, é exigido a aprovação do nível A2 ou superior.
Você pode estudar sozinho ou entrar em algum curso preparatório. O DELE é separado em quatro competências: leitura, audição, escrita e oral. Há material gratuito e modelos de testes no site do Instituto Cervantes (www.cervantes.es).
O DELE tem validade oficial, vigência indefinida e reconhecimento internacional. O diploma é reconhecido em muitos países e pode servir como um elemento importante no seu currículo, pois é um certificado de prestígio que comprova a sua fluência na língua espanhola.
Caso você esteja apto para solicitar a nacionalidade espanhola, entre em contato com a Espanha Fácil. Poderemos encaminhar o seu expediente de cidadania, com toda a assessoria do início ao final do processo, incluindo pedido de certidões no Brasil, tradução juramentada, apostilamentos, busca de certidões na Espanha, inscrição no DELE e tudo o que for necessário para realizar o seu sonho da cidadania europeia. Ligue e marque sua hora para atendimento personalizado!