A lista de obrigações e documentos, que devem ser apresentados para alugar ou comprar um apartamento, parece infinita. Sem falar na burocracia até finalizar o processo. Isso acontece em muitos lugares do mundo. Seja no Brasil ou na Espanha, a quantidade de comprovantes indispensáveis torna-se um sofrimento para quem está com pressa para adquirir um novo imóvel.
Na Espanha, é possível encontrar boas opções de apartamentos para alugar ou comprar em aplicativos como o Idealista e Fotocasa, e sites como Kyero e Uniplaces. Mas, antes de começar a procurar o seu novo lar, recomendamos que você estude e conheça bastante sobre a cidade onde você vai morar. Saber quais são os principais bairros, centros comerciais e áreas de lazer farão diferença na hora de tomar alguma decisão.
Após o estudo e a busca pelo imóvel perfeito nas plataformas recomendadas, telefone para a agência ou número de contato que esteja disponível no anúncio. Vale lembrar que, se você está com pressa, uma ligação direta pode lhe adiantar muita coisa em relação ao envio de e-mail.
Os primeiros comprovantes que se pede na Espanha são: um contracheque e um contrato de trabalho. Então, se você é recém-chegado por aqui, pode ter problemas por não apresentar uma fonte de renda oficial espanhola. Uma saída pode ser, dependendo da boa vontade da imobiliária, apresentar um contracheque do Brasil e extrato bancário de alguma conta da Espanha.
Para alugar um apartamento, você deve preparar o bolso também. Os proprietários costumam cobrar de dois a três meses de aluguel como um depósito de garantia ou fiança, por isso, é importante ter uma quantia extra de dinheiro guardada. Ao devolver o imóvel com tudo pago e cumprindo o contrato de aluguel, você recebe todo esse dinheiro de volta.
E aí, curtiu? Conte para nós as suas experiências com aluguéis e compras de imóveis na Espanha!
Deixamos de falar alguma coisa? Escreva nos comentários as suas dúvidas e envie este post para aquele seu amigo que precisa de um help! 🙂
Fonte: Espanha Fácil