O @Consulado-Geral do Brasil em Madri anunciou a volta dos processos dos pedidos de alistamento e de transferência do título de eleitor para o exterior. Porém, tendo em conta a pandemia do Covid-19 e segundo as orientações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os serviços eleitorais poderão ser solicitados também diretamente na página do TSE de acordo com os seguintes passos:
-
Preencha o cadastro de atendimento pré-eleitoral no exterior pelo sistema Título Net, disponível no link: https://www.tse.jus.br/eleitor/eleitor-no-exterior/pre-atendimento-eleitoral-no-exterior-titulo-net
-
Se a transferência do título de eleitor for do Brasil para a Espanha, será solicitado um “upload” de um documento brasileiro de identificação com foto, como o passaporte ou a carteira de identidade, e um comprovante de residência na Espanha como o “empadronamiento” ou uma conta de gastos como luz e água.
-
Para quem nunca teve título de eleitor e queira fazer o alistamento eleitoral, serão solicitados os mesmos documentos, mais o certificado de alistamento militar, para eleitores homens.
-
Faça o “upload” de uma foto em formato “selfie”, exibindo, ao lado do seu rosto, o documento de identificação com foto utilizado para preencher o requerimento.
-
Seu requerimento será processado pelo Cartório Eleitoral no Exterior do TRE-DF e você receberá uma mensagem por e-mail.
-
Na mensagem, o Cartório Eleitoral informará se seu requerimento foi considerado válido ou recusado, caso em que você deverá corrigi-lo e enviá-lo novamente.
-
Após ter o seu requerimento deferido, você receberá os dados cadastrais, como número da seção eleitoral em que deverá votar na Espanha e o número do título de eleitor, no caso de eleitores que não estavam inscritos.
Para mais informações, acesse: tse.jus.br