O Conselho de Transportes, Mobilidade e Infraestruturas da Comunidade de Madri já está preparando um plano de ampliação para a zona noroeste de Madri, que conectará o metrô dos Novos Ministérios (centro), passando pelo aeroporto Adolfo Suárez, pelo IFEMA e chegará até Valdebebas.
Hoje, em entrevista à Telemadrid, o vice-presidente da Comunidade de Madri, Ignacio Aguado, disse que também será construída uma plataforma de ônibus elétricos. No projeto está incluído um terminal com trens e ônibus, além de um estacionamento.
O projeto prevê o crescimento da área de Valdebebas com a criação de infraestruturas como: um novo hospital público de emergências, a futura Cidade de Justiça, a ampliação do IFEMA ou um novo terminal no aeroporto para unificar os atuais terminais 1,2,3 e 4. A renovação do Adoldo Suárez pretende ampliar o T4 e unificar as restantes. A reforma custará 1.5 milhões de euros.
A linha 5 também será reformada para chegar até o aeroporto. Atualmente, só alcança a Alameda de Ossuna.
O projeto beneficiará cerca de 62 milhões de pessoas que já utilizam o aeroporto Adolfo Suárez. Cerca de 40 mil pessoas trabalham no aeroporto e utilizam a linha 5.
Com essa ampliação, o governo de Madri prevê um crescimento de 50% das viagens, que atualmente somam 9,45 milhões ao ano.
(Fonte: ABC.es)
Este é um texto meramente informativo, um serviço de utilidade pública.