A Comunidade de Madrid e a Câmara de Comércio vão assinar um acordo de colaboração para o lançamento de um conjunto de ações para promover o emprego feminino, a igualdade de gênero e a corresponsabilidade no atual cenário marcado pela crise da Covid-19.
Em um discurso feito nesta segunda-feira (08), o Conselheiro de Políticas Sociais, Famílias, Igualdade e Natalidade, Javier Luengo, destacou que a evolução do coronavírus está atingindo fortemente o mercado de trabalho da região e, em especial, aos setores econômicos mais feminilizados, como comércio ou serviços auxiliares e atividades domésticas. Ao mesmo tempo, algumas atividades que continuaram a funcionar durante o confinamento e, portanto, estão mais expostas ao contágio, também têm um papel importante para as mulheres, como a saúde – na qual representam 72,7% dos trabalhadores.
Para avançar na recuperação do emprego feminino, a Comunidade de Madrid e a Câmara de Comércio vão unir forças numa colaboração que visa potenciar a formação e adaptabilidade das mulheres às novas exigências do mercado de trabalho, e garantir o seu avanço para uma verdadeira e efetiva igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Os objetivos fixados neste acordo, que será celebrado antes do final do primeiro semestre do ano, irão girar em torno da empregabilidade das mulheres, da promoção e promoção da igualdade e da sensibilização e prevenção da violência de gênero.
Para além deste acordo, o governo regional já lançou programas como o GEA Madrid, que visa promover a participação social e laboral das mulheres no meio rural, ou “Generando Cambios”, que oferece um serviço de assessoria a empresas entre 10 e 249 trabalhadores para a promoção da igualdade de oportunidades. E também trabalha para implementar as vinte medidas acordadas no Grupo de Trabalho contra a Violência de Gênero, com atenção especial para grupos como as mulheres rurais, maiores de 65 anos ou com deficiência.
@espanhafacil