É engraçado como vemos a vida virar de cabeça para baixo com a mudança de país. Levamos tempo no planejamento e quando chegamos ao nosso destino, as coisas acabam não sendo exatamente como esperávamos. Nesse meio tempo, até se acostumar com a nova rotina no novo pais, adquirimos alguns hábitos que nos ajudam a pegar o ritmo mail facilmente.
Morar no velho continente pode não ser nada parecido com o nosso cotidiano no Brasil, e mesmo ao escolher a Espanha como novo lar, devemos levar em conta que apesar da cultura e da proximidade do idioma, as coisas são bem diferentes. Com a convivência com o povo espanhol e a diversidade cultural de um país com várias comunidades autônomas, incorporamos alguns hábitos espanhóis a nossa vida.
Um deles é o pão. Sim, o pão. Os espanhóis comem pão com praticamente todas as refeições; de ensopados a um bom bife, o pão sempre acompanha. Especialmente se você morar em Barcelona, ou qualquer outra cidade da Catalunha, onde o pão com tomate pode ser pedido a qualquer hora do dia até mesmo nos bares e restaurantes mais refinados.
A qualidade de vida também é um habito que para a correria de um brasileiro nato é um habito estranho a princípio, mas fácil de se acostumar. Diferentemente do ritmo alucinado de trabalho no Brasil, os espanhóis não passam horas a fio no trabalho e priorizam a vida pessoal em família.
Isso sem falar da pontualidade europeia. O sistema a de transporte espanhol é um bom exemplo disso, tudo funciona satisfatoriamente e sempre em tempo!
Outro habito interessante é o de tomar o segundo café da manhã na metade da manhã. Pode ser em casa ou na rua, é algo que não se desapega facilmente. Sem contar que o almoço geralmente é às 14 horas, daí vem a necessidade de um reforço.