Nos últimos anos o número de brasileiros vivendo no exterior aumentou consideravelmente. No último censo realizado pelo IBGE, em 2010, estimou-se cerca de 490 mil cidadãos brasileiros vivendo em outros países – sem considerar filhos nascidos no exterior, e os cidadãos vivendo ilegalmente. No total, este número pode chegar a 2.5 milhões.
Segundo dados do Itamaraty, a Espanha é o terceiro país mais procurado por brasileiros em busca de uma oportunidade no exterior. Números dos consulados brasileiros na Espanha apontam o registro de 86.691 brasileiros no país atualmente, uma das maiores comunidades brasileiras da Europa.A Espanha é um país bastante atraente pela proximidade cultural e linguística, já que o português e o espanhol possuem semelhanças que tornam o aprendizado de uma nova língua mais fácil.
As cidades com mais brasileiros na Espanha além de Madrid e Barcelona são Sevilha, Valência e Salamanca, tanto por sua qualidade de vida quanto facilidade de acesso aos serviços consulares. No entanto, cidades em províncias menores também são bastante procuradas, já que os preços básicos de moradia e alimentação são mais baratos – e os serviços de transporte e saúde possuem a mesma qualidade e facilidade de acesso das grandes cidades.
Em Madri existem diversos pontos de encontro e apoio para a comunidade brasileira, além da Embaixada do Brasil. A Casa do Brasil, fundada pela Universidade Complutense de Madri e que desde 1960 oferece atividades brasileiras, como festivais, exibições de arte e música, e outros eventos importantes.
O Itamaraty disponibilizou uma lista com diversos pontos de apoio para os mais diversos tipos de demandas, desde auxilio para formação profissional, hospedagem emergencial até suporte psicológico em diversas cidades! Acesse a lista neste link.
Para todas as regiões, conte também com a Espanha Fácil para todo o suporte, assessoria e consultoria de imigração!