Viver na Espanha é o sonho de muitos brasileiros, que buscando realizar este desejo e concretizar seus objetivos, buscam cada vez mais realizar sua entrada no país através dos vistos de estudante, residência, trabalho, entre outros. Muitos brasileiros porém, chegam à Espanha e vivem no país de maneira irregular e assim não tem o direito de usufruir de várias vantagens que se obtém somente legalizando sua situação no país. Saiba agora alguns dos riscos e desvantagens aos quais uma pessoa vivendo ilegalmente na Espanha está sujeita.
Riscos da entrada ilegal em países da União Européia
Para entrar e permanecer em países da União Européia, é preciso estar de posse de um passaporte válido e obter um visto de curta duração (para estadas de duração inferior a 3 meses) ou visto de longa duração (para estadas superiores a 3 meses). Será necessário comprovar também através de documentação, o motivo da sua estadia prolongada no país e ainda documentos que comprovem que a pessoa possui recursos financeiros suficientes para arcar com sua estadia no país.
Caso um imigrante entre ilegalmente em algum país da UE, não passando por postos de imigração ou utilizando documentos falsos, por exemplo, o mesmo poderá ser deportado de volta para seu país. Caso o cidadão brasileiro tenha entrado na Espanha de forma legal, mas vive atualmente em situação irregular, o mesmo deve buscar o quanto antes regularizar sua situação, pois assim como aqueles que entram ilegalmente no país, o mesmo está sujeito a ser descoberto e receber uma Decisão de regresso emitida pela UE, este decisão de regresso forçado estima o prazo de até 4 semanas para que o imigrante ilegal deixe o país.
Aquele que obtiver um trabalho ilegal na Espanha também poderá ser punido, sendo obrigado a deixar o emprego ilegal e recebendo ordem para abandonar voluntariamente o país. Caso não cumpra a ordem, poderá então ser deportado e proibido de ingressar em países da UE futuramente, neste caso aplica-se também a possibilidade de detenção por até 60 dias por não respeitar a decisão.
Viver ilegalmente na Espanha priva o imigrante de usufruir de diversos direitos que possuem os cidadãos espanhóis, tais como o direito à seguridad social (que incluem seguros de saúde e auxílio ao desempregado), seguro de saúde, auxílio-moradia e acesso à educação pública em alguns casos.
A Espanha Fácil oferece toda assistência necessária para que o imigrante brasileiro realize os trâmites necessários para a obtenção de visto cabível e outras medidas que o permitam viver legalmente no país.