Ter um diploma estrangeiro homologado na Espanha é um dos requisitos essenciais para exercer a maioria das profissões no país.
Respondendo à pergunta de @karinancs em nosso post sobre o “Plano massivo de homologação de diplomas na Espanha”: “Quais documentos são necessários?”. Veja, Karina:
O órgão responsável pela homologação de títulos na Espanha é o Ministério da Educação, seja universitário, técnico ou de pós-graduação. Sempre é melhor uma atenção personalizada com a Espanha Fácil para o estudo de cada caso em particular, mas os documentos básicos são:
-Fotocópia do documento de identidade (DNI, passaporte ou NIE)
– Fotocópia do título acadêmico a ser homologado
– Fotocópia das disciplinas cursadas
– Histórico escolar com notas
– Pagamento da taxa 079 através do modelo 790.
Para os residentes de fora da União Europeia, toda a documentação terá que ser apostilada e fotocopiada em duas cópias autenticadas ou compulsadas pelo consulado espanhol de origem.
Para os profissionais de Saúde, o diploma tem que ter mais de cinco anos, e é necessário apresentar um certificado de boa práxis, “good standing”.
Também será necessário fazer a tradução jurada dos documentos que não estiverem em espanhol.
O processo para convalidação do ensino médio pode demorar até oito meses e para o nível superior até dois anos, mas houve uma promessa recente do governo para diminuir estes tempos.
Esperamos ter esclarecido a sua dúvida, Karina, e te agradecemos por nos acompanhar. Precisando, estamos à sua disposição para realizar todo o processo de homologação do seu título universitário, com o melhor preço- benefício do mercado. Entre em contato por e-mail ou telefone, e se estiver em Madri, te esperamos em nosso escritório na Calle Espronceda, 19, local 3. Será um prazer recebê-la!