A SEPE informa que o valor a ser recebido, durante o seu seguro-desemprego, o “paro”, na Espanha, será de 70, nos primeiros 180 dias, e 50%, a partir do 181º dia. Além disso, ao consultar o seguro-desemprego, é possível confirmar que existe um valor máximo e mínimo para o pagamento desse benefício-dia.
O subsídio mínimo de desemprego com um ou mais filhos dependentes, menores de 26 anos, ou com mais de 26, com deficiência igual ou superior a 33%, seria de 107% do IPREM (Indicador Público de Rendimento de Efeitos Múltiplos), ou seja, 705,18 euros. Porém, para quem não tem filhos dependentes é de 80% do IPREM, ou igual a 527,24 euros.
O montante máximo, se tiver um filho dependente, é de 1.318,1 euros, 200% do IPREM. No caso de ter dois filhos dependentes, o valor sobe para 1.482,86 euros. O subsídio de desemprego máximo sem filhos dependentes será de 175% do IPREM, ou seja, 1.153,33 euros.
Esses limites são aplicáveis, desde que você tenha trabalhado em tempo integral. No caso de ter trabalhado a tempo parcial, o limite mínimo é de 263,50 euros sem filhos dependentes e, se tiver filhos dependentes, de 352 euros.
Você também deve saber que o SEPE varia de acordo com o tempo de contribuição como trabalhador para a“Seguridad Social”, podendo ser prorrogado por até, no máximo, dois anos. Além disso, o valor a ser recebido dependerá da Base Reguladora e você poderá trabalhar,enquanto recebe o benefício desde que o trabalho seja de meio período, mas a cota de desemprego será reduzida na mesma proporção da jornada de trabalho.
Em qualquer caso, se o seu benefício SEPE já esgotou e você ainda está desempregado, há ainda a possibilidade de solicitar o auxílio existencial, que é concedido em circunstâncias especiais, tais como: ter obrigações familiares, ser imigrante retornado, ter mais de 45 anos ou ser ex-presidiário.
Fonte: El Español