Além de um grande centro comercial, a Espanha também atraí milhares de turistas todos os anos. Segundo a Organização mundial de Turismo o país está em segundo lugar entre os países mais visitados de toda a Europa, e em 2017 o segundo mais visitado do mundo. Além da incrível gastronomia mediterrânea, clima agradável e pontos turísticos incríveis, a Espanha ganha novas nuances a casa estação do ano.
Para aqueles que gostam de mais sossego e caminhar pelas ruas tranquilamente, é bom evitar ir ao país nas altas temporadas. Isto é, se você não pretende dividir a suas fotos em pontos turísticos abarrotados de outros viajantes é melhor se planejar muito bem.
Isso ocorre porque em datas como a semana santa e outros feriados cristãos, atraem milhares de viajantes que lotam as principais cidades durante a páscoa. As férias escolares do hemisfério norte de julho a agosto também contribuem com a alta temporada, assim como todos os feriados importantes e as festas típicas de cada região espanhola. Além disso, os preços simplesmente disparam com o movimento de turistas pelo país, se você não pretende pagar mais caro é bom evitar esses períodos de grande fluxo de viajantes.
No entanto, é fato que nos meses de verão, apesar do grande calor, as ruas ganham mais vida e mais cores. Algumas cidades no país alcançam facilmente os 40º graus de temperatura no verão, o que pode ser uma boa se você procura por praias e sol quente.
O país não possui o mesmo clima em todas as regiões, dentre eles o oceânico, o continental e o mediterrâneo. Você pode facilmente escolher qual cidade visitar de acordo com a sua preferência pelo clima. Em cidades como Madri, épocas como primavera e outono são agradáveis para visitar. Já em Barcelona o clima é mais agradável em abril e novembro.